As crianças não são miniaturas dos adultos e devem ser avaliadas e tratadas levando-se em consideração suas peculiaridades!

Muitas pessoas não sabem, entretanto, mais de 70% da exposição solar que recebemos durante a vida se dá na infância e essas queimaduras, na criança, estão relacionadas com o aumento do risco de câncer de pele na idade adulta.

Por essa razão, a pele do bebê  deve ser protegida da exposição direta ao sol até o 6.o mês de vida, quando o uso do filtro solar ainda não é recomendado. E após os 6 meses, recomenda-se evitar a exposição direta ao sol entre 10 e 15 horas, mesmo que com o uso de filtro solar com alto fator de proteção e apesar do uso de roupas e chapéus.

Você sabia que a pele da criança é mais fina e sensível que a dos adultos e, por isso, mais suscetível a infecções e alergias?

Orientar os responsáveis e sanar essas e outras dúvidas, durante a consulta médica,  é também nossa preocupação!

Nosso objetivo é, através de um atendimento de qualidade e descontraído, entender a real necessidade desses pacientes tão especiais, esclarecer as dúvidas e atender as expectativas dos pais.

Conheça as doenças  mais prevalentes na faixa etária infantil e como preveni-las.

DERMATITE ATÓPICA

Doença de caráter genético, associada comumente a rinite e bronquite alérgica e início na infância, que manifesta-se por coceira geralmente em áreas de dobras, nos extremos de temperatura (no calor, devido ao suor, e no frio, pelo ressecamento da pele). No infante, a dermatite atopica pode ter disseminacao e confundir com outras doencas. Por seu caráter crônico e recidivante, os cuidados com o banho e a hidratação generosa da pele são fundamentais para o tratamento. Em alguns casos, é necessária a introdução de tópicos à base de corticoteróide para alívio dos sintomas e medicações sistêmicas anti-alérgicas, antibióticas ou imunosupressoras para controle da inflamação. O tratamento da dermatite atópica depende de cada caso e deve ser conduzido por um médico dermatologista ou alergologista.

MOLUSCO CONTAGIOSO

Doença contagiosa, causada pelo Poxvírus e muito comum em crianças pré escolares. Caracteriza-se por lesões em formato de esfera, cor da pele e brilhantes, que facilmente disseminam-se em curto período de tempo, especialmente em indivíduos alérgicos. O diagnóstico é clínico e feito facilmente por um dermatologista. Importante salientar que nao ha forma de prevencao a partir do momento que se tem contato com o virus. Os tratamentos baseiam-se na destruição da lesão através de curetagem, crioterapia, cauterização química ou imunomoduladores tópicos, a depender de cada caso.

VERRUGA VULGAR

São proliferações que ocorrem na pele em razão de infecção pelo vírus HPV. Nas solas dos pés, vulgarmente são denominadas “olho de peixe”, mas também podem ocorrer em torno das unhas, nas mãos e face. Nos genitais deve-se investigar doenças sexualmente transmissíveis. Disseminam-se com facilidade e por este motivo, recomenda-se o tratamento o quanto antes, que pode ser feito a princípio com medicações tópicas queratolíticas. Muitas técnicas cirúrgicas são descritas, como cauterização química, desbastamento, crioterapia, shaving e eletrocoagulação. A escolha vai depender do tipo, da localização das verrugas, da idade do paciente e até mesmo da quantidade de lesões e da experiência do dermatologista.

IMPETIGO

Infeccao superficial da pele causada por bacterias do tipo Estreptococos e Staphylococus, que colonizam preferencialmente areas orificiais da face ( em torno da boca e nariz )e sao mais comuns em criancas pequenas. O diagnostico e geralmente clinico e deve ser acompanhado por um dermatologista, que em caso de disseminacao das lesoes para outras areas ou febre alta devera sugerir terapeutica sistemica com antibioticos.

DERMATITE SEBORRÉICA

Dermatite inflamatória, não contagiosa, que ocorre em áreas com maior quantidade de glândulas sebáceas, como couro cabeludo, face, orelhas, tórax e dorso. Caracteriza-se por placas avermelhadas, descamativas e pruriginosas que no infante, tem relacao com a passagem dos hormonios maternos no momento do parto e por isso geralmente tem carater autolimitado, podendo durar ate 5 meses.O tratamento pode ser feito com xampus, cremes ou loções à base de corticóide e/ou antifúngicos e os inibidores de calcineurina, mais recentemente.

DERMATITE DE FRALDAS

Tambem popularmente conhecida pcomo assadura, e a irritacao de pele mais comum nos primeiros 2 anos de vida devido a umidade e calor promovidos pela fralda, associada ao contato com urina e fezes. Esses fatores irritantes prejudicam a barreira de gordura que protege a pele, abrindo a porta para infeções por bactérias e fungos nessa região. Por esse motivo, o tratamento, muitas vezes, se faz com pomadas antimicrobianas e/ou antifungicas associada a mudancas de habito, como o aumento na frequencia de troca de fraldas, que devem ser superabsorventes, a fim de se evitar o contato prolongado com a pele da criança.

HEMANGIOMA

São tumores vasculares, ou seja, formados por vasos sanguineos, e que podem surgir no primeiro ano de vida. Sao mais comuns em meninas, prematuros e gravidez gemelar. Frequentemente regridem ate o 5.o ano de vida e nao necessitam de tratamento, execeto nos casos em que ha possibilidade de perda da função do membro ou órgão afetado, ou risco de provocar dano estético permanente, quando ha presença de dor, ulcerações e sangramentos frequentes ou sofrimento psicológico para os pacientes e suas famílias.