É a subespecialidade da Dermatologia que cuida da beleza estético-facial e corporal.
Tem sido uma área em grande ascensão na Medicina, pois cada vez mais, as pessoas tem procurado tratamentos mais conservadores ou mesmo preventivos, que possibilitem o retorno rápido às suas atividades e nem por isso sejam menos eficazes.
Diferencia-se da Estética não médica por incluir os procedimentos com maior grau de complexidade e que por esta razão só devem ser realizados por médicos especializados, como os procedimentos injetáveis (toxina botulínica, preenchimentos, aplicação de ácido poliláctico), a manipulação de determinadas tecnologias, a técnica de IPCA (indução percutânea do colágeno) e peelings mais profundos.

Melasma

Distúrbio da pigmentação que atinge mais comumente as mulheres e caracteriza-se por manchas escuras na testa, bochechas e buço. Fatores como exposição solar desprotegida, uso de anticoncepcionais e gestação contribuem para esse tipo de mancha. Apesar de não haver cura, cremes despigmentantes podem ajudar no controle, além do uso de protetores solares com alto fator de proteção contra UVA, UVB e luz visível. Peelings superficiais, o IPCA ou microagulhamento (indução percutânea de colágeno), e mais recentemente, a tecnica de MMP (microinfusao de medicamentos na pele) e alguns tipos de laser, também podem auxiliar no tratamento.

Cicatrizes de Acne

As cicatrizes são sequela de um processo inflamatório em recuperação relacionado à acne. As cicatrizes de acne podem ser discretas ou muito perceptíveis, e podem ocorrer por alteração de cor, textura e/ou relevo. Em uma mesma pessoa, comumente, pode haver mais de um tipo de cicatriz, sendo frequentemente necessária a utilização de mais de um método de tratamento, para se obter um melhor resultado. As técnicas para tratamento de cicatrizes são diversas: elevação de cicatrizes, subcisão ou tunelizacao dermica, excisão e sutura, peelings químicos, dermoabrasão, tecnologias como laser de Co2 fracionado, microagulhamento, a tecnica de MMP ( microinfusao de medicamentos na pele) e preenchimento com ácido hialurônico, entre outras.

Olheiras

As olheiras são um distúrbio que reflete uma aparência cansada ao paciente e por isso, é queixa muito comum em consultório. Existem 3 tipos:

  • Acastanhadas: causadas por depósito de melanina e hemossiderina devidos à fatores raciais e genéticos, por exposição solar desprotegida ou por fatores alérgicos
  • Arroxeadas: ocorrem por dilatação de vasos locais devido à fatores raciais, abuso de álcool ou privação de sono, gravidez ou menstruação
  • Profundas: devido ao envelhecimento, ocorre uma perda da gordura e aumento da flacidez, gerando um aspecto de sombra no local

Geralmente, uma olheira tem característica mista e seu tratamento depende da causa que predomina, podendo ser feita com: cremes despigmentantes, descongestionantes e/ou indutores da produção de colágenos, preenchimento à base de ácido hialurônico, tecnologias do tipo luz pulsada, ND-YAG, lasers ablativos como o CO2 fracionado e peelings.

Rejuvenescimento facial

O envelhecimento da pele tem sido amplamente estudado porque cada vez mais tem se procurado medidas para evitá-lo. Existem 2 tipos de envelhecimento cutâneo: o intrínseco, que ocorre por razões cronológicas (ou seja, inevitável)e é influenciada por fatores hormonais e predisposição genética, e o extrínseco, cujo principal contribuinte é o sol, mas também, o tabagismo, a poluição ambiental, bebida alcóolica, estresse e alimentação. São sinais de envelhecimento facial: textura espessada,tom amarelado, opaco e sem brilho, rugas profundas e bem marcadas, com manchas escuras (melanoses) e brancas (leucodermia solar) e vasos proeminentes, as chamadas telangiectasias. Várias técnicas podem ser usadas, isoladas ou associadas no tratamento do envelhecimento, como: peelings, lasers ablativos como o CO2 fracionado, luz pulsada, IPCA (microagulhamento), a microinfusao de medicamentos na pele (MMP) preenchimentos com ácido hialurônico, toxina botulínica, etc.

Flacidez

A flacidez é resultado do processo de envelhecimento em que as fibras colágenas tem seu volume e elasticidade reduzidos. As fibras elásticas, responsáveis por manter a tensão estática da pele e a restauração do colágeno deformado ao estado original, com a idade, sofrem deterioração estrutural e funcional, intensificando os sinais de envelhecimento. Além da idade, exposição solar, tabagismo, abuso de álcool, poluição, alimentação inadequada e hábitos de sono irregular também contribuem para esse processo. Por ser multifatorial, o tratamento da flacidez exige um conjunto de medidas como dietas alimentares, atividade física, lasers ablativos como o CO2 fracionado, tecnologias como a radiofrequência e radiofrequencia microagulhada ou ultrassom microfocado, injetaveis como a aplicação de ácido poliláctico e de hidroaxiapatita de calcio, e mais recentemente, os fios de PDO ( polidioxanona ) que serão indicados conforme a necessidade de cada paciente e experiência do dermatologista.

Celulite

Também chamada de distrofia ginóide, acomete mais de 90% das mulheres. Fatores como predisposição genética, alterações hormonais (uso de anticoncepcional) e distúrbios da circulação no local influenciam o aparecimento da celulite. O tratamento para ser eficaz deve incluir mudanças nos hábitos alimentares, como diminuir alimentos retentores de sal e carboidratos, aumentar a ingesta de água e evitar bebidas alcoolicas, praticar atividade física que inclua exercícios aeróbicos, evitar tabagismo e o uso de roupas justas. Além disso, drenagem linfática, massagem modeladora, tecnologias como a radiofrequência e o microagulhamento (IPCA) contribuem positivamente, especialmente quando associados.

Estrias

Surgem pelo rompimento de fibras elásticas e colágenas que ocorrem pelo aumento abrupto de pêso ou de massa muscular, gravidez, cirurgia para aumento da mama, com o uso de corticoides tópico ou oral. O tratamento das estrias inclui o uso domiciliar de tópicos, a base de retinóides e emolientes. A associação com procedimentos em consultório aumenta a resposta ao tratamento, como por exemplo, os peelings, microdermoabrasão, laser fracionado ablativo e não ablativo, e mais recentemente, o IPCA e aa tecnica de MMP ( microinfusao de medicamentos na pele ).

Rejuvenescimento das mãos

Com o avanço da idade, e principalmente após os 30 anos, há uma perda progressiva de colágeno que culmina com a diminuição de volume, mudança da textura e afinamento da pele. Concomitante, ocorre a perda de gordura e dos músculos, o que deixa os vasos e os tendões mais visíveis, associado a reabsorção óssea. Além disso, a exposição solar frequente nessa área favorece, além da desidratação, o aparecimento de manchas escuras (melanoses solares), manchas brancas (leucodermia solar), e o espessamento da derme (elastose solar), e até mesmo lesões pré cancerígenas (queratoses actínicas) e lesões malignas, como o câncer de pele. O tratamento dessa área também merece atenção e inclui: hidratação e a aplicação diária de protetores solares com FPS de no mínimo 30 e PPD 12, cremes antioxidantes e despigmentantes, lasers como CO2 fracionado, luz pulsada, aplicação pela técnica do Skinbooster, ácido poliláctico ou hidroxiapatita de cálcio e peelings químicos.

Rejuvenescimento do pescoço e colo

A regiao cervical (pescoco) e do colo demonstram a idade do individuo porque expoem frequentemente os efeitos da radiacao solar e da falta de cuidados ao longo da vida, associado a idade do individuo. Diversos sao os tratamentos para essas areas, entre eles podemos destacar: as tecnologias como a radiofrequencia microagulhada e o laser de CO2 fracionado para melhora de qualidade de pele e flacidez leve, ultrassom microfocado, aplicacao dos fios de PDO ( polidioxanona ) e a aplicacao de hidroxiapatita de calcio e acido-L-polilactico para tratamento de flacidez moderada a avancada.
O acumulo de gordura abaixo do platisma, a chamada papada ou queixo duplo, pode ser tratada com a aplicacao injetavel de enzimas lipoliticas como o acido deoxicolico associado ou nao a tecnologia do ultrassom microfocado.

Gordura localizada

O excesso de gordura localizada em algumas areas do corpo e do rosto ‘e queixa muito frequente no dia a dia do dermatologista. Associada a questoes geneticas e com influencia hormonal e de estilo de vida ( ma postura, excesso de peso ou sedentarismo ), tratar a gordura localizada pode ser um grande desafio, pois requer associacao de tecnicas e mudanca de habitos. A aplicacao de enzimas como o deoxicolato e tecnologias como a criolipolise e o ultrassom microfocado sao execelentes aliados para reducao da gordura facial ( efeito bichectomia ), do queixo ( papada ) ou do corpo ( abdome, culotes, coxas, joelhos, etc ).